Conheça sua boca

Conheça sua boca
Para que você possa reconhecer qualquer anormalidade em sua boca é necessário saber quais são suas estruturas. Observe a figura ao lado e relacione os nomes das estruturas demarcadas.



1. Dorso da língua
2. Pálato mole ("céu da boca")
3. Úvula ("campainha")
4. Amídala
5. Lábio inferior
6. Lábio superior



Os dentes são conhecidos por superiores e inferiores, equivalendo às arcadas em que se encontram. O espaço entre os dentes e os lábio se chama vestíbulo.
O revestimento interno dos lábios e das bochechas tem o nome de mucosa. Há ainda o freio lingual, que é uma prega de mucosa bem no centro do assoalho da boca e que limita a extensão da língua durante a fala.
Os freios labiais também limitam os movimentos dos lábios e vão desde a porção mais central da parte interna dos lábios, no vestíbulo, até a porção anterior central da gengiva.
 
Sistema Linfático da Cabeça e Pescoço
É um sistema de proteção e defesa específico contra bactérias, células cancerígenas e toxinas. Tem superfície lisa, regular e elástica, sendo indolor à palpação. Nos processos inflamatórios apresentam-se com aumento de volume, móveis e doloridos ao toque. Quando se apresentam indolores, fixos e com aumento de volume devem ser melhor investigados, pois podem representar alterações malignas.
 
Vasos e Capilares Linfáticos
São vias acessórias do sistema linfático, responsáveis pelo transporte de grandes partículas e proteínas para longe dos tecidos, já que os capilares sanguíneos não conseguem absorver. Este transporte é possível devido à estrutura especial dos capilares linfáticos.
 
Fluído Linfático
O fluido encontrado no interstício dos tecidos que não volta aos vasos sanguíneos é drenado para os capilares linfáticos existentes por todo organismo. Este líquido recebe o nome de linfa e tem quase a mesma composição do líquido intersticial.
 
Caminho da Linfa
Seu objetivo é voltar para a corrente sanguínea, mas antes circula pelo interior dos gânglios, onde é filtrada. Depois disso a linfa segue para o coração, onde se integra ao sangue.
 
Gânglios Linfáticos
Também conhecidos como linfonodos, os gânglios linfáticos são órgãos de defesa do organismo humano. Produzem anticorpos para fagocitar partículas como vírus, bactérias e resíduos celulares.




                                Linfonodos
Os linfonodos se distribuem pelo organismo de uma forma estratégica para interceptar as toxinas e microrganismos invasores. 1/3 dos linfonodos estão na região cervical do corpo humano.
Segundo a classificação de Rouvière, são eles: occipitais; mastóideos; paratídeos; submandibulares; submentais; faciais; sublinguais; retrofaríngeos; cervicais anteriores; e, cervicais laterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário